quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dicas de livros para estudo



Quero deixar aqui dicas de livros para estudo e para conhecimento da Doutrina Espírita.


Comecemos com as obras básicas, lá estão as bases da Doutrina e é lá que devemos buscar um esclarecimento claro e seguro sobre qualquer ponto e sabermos o que diz o Espiritismo sobre ele. As obras básicas, também chamadas de codificação, foram escritas por Allan Kardec, um francês que foi aluno do notável pedagogo Pestalozzi . As obras básicas são:
  1. O Livro dos Espíritos;
  2. O Livro dos Médiuns;
  3. O Evangelho segundo o Espiritismo;
  4. O Céu e o Inferno;
  5. A Gênese.
Indico que iniciem pelo Livro dos Espíritos que é feito de perguntas e respostas com mais de 1000 perguntas, mas podem ler também o Evangelho Segundo o Espiritismo ao mesmo tempo já que trata da parte moral da Doutrina. Após esses podem adentrar pelo estudo do Céu e Inferno que mostra a Justiça Divina segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns que trata da mediunidade e das manifestações espirituais. Por último deixe a Gênese já que se trata de um livro mais científico e de linguagem mais difícil. Existe também um livreto lançado por Kardec que se chama "O que é o Espiritismo" que traz vários assuntos para pessoas que desejam ter uma idéia básica sobre o que trata a Doutrina Espírita.

Após o estudo desses livros a pessoa terá mais subsídios para ler e entender outros livros espíritas que não fazem parte da codificação. Dentre eles indico a coleção André Luiz que trata do mundo espiritual e como se dá a sua relação conosco, essa coleção foi psicografada por Chico Xavier e é muito boa.

Deixo também a dica de procurarem um centro espírita caso tenham realmente interesse de se aprofundarem no conhecimento da Doutrina Espírita, o estudo sozinho ajuda, mas nunca é igual estudar em grupo com pessoas mais experientes e aptas à esclarecer as dúvidas. Mesmo nas palestras públicas é possível adquirir conhecimento sobre o Espiritismo e as respostas que ele tem para a vida.


Um enorme abraço e muita paz a todos!