terça-feira, 15 de março de 2011

Reencarnação como Lei Biológica (Parte 1)

espiritismo, reencarnacao, ian, stevenson, terapia, vidas, passadas, lembranças, ciência
Ian Stevenson

A reencarnação é uma das crenças mais antigas da humanidade. Entendida de diversas formas pelas diferentes religiões e seitas, atravessou os tempos e chegou aos dias de hoje, porém sempre tratada como um dogma religioso jamais havia merecido qualquer atenção por parte da Ciência oficial até que alguns cientistas de renome através da observação de fatos intrigantes começaram a investigar o assunto e colocar a reencarnação, senão como uma realidade, ao menos como uma hipótese científica plausível.


Maior expoente das pesquisas científicas sobre a reencarnação, o psiquiatra, professor e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Virgínia (EUA) Dr. Ian Stevenson (1918 – 2007) dedicou mais de 30 anos de sua vida à pesquisa de fatos que continham evidências de reencarnação, sobretudo as lembranças que crianças tinham de outras vidas incluindo casos em que havia até mesmo marcas de nascença ligadas a outras existências, normalmente, a causa mortis. Stevenson escreveu uma monografia com dois volumes contendo 2.300 páginas denominada Reincarnation and Biology com 225 casos completos de vários países. Dr. Stevenson adotou todo o critério científico em suas pesquisas o que levou o astrofísico Carl Sagan (1934 – 1996) a dizer que o trabalho de Stevenson era um dos poucos estudos sobre um fenômeno paranormal que merecia ser analisado. Dr. Stevenson também publicou um livro chamado 20 Casos Sugestivos de Reencarnação onde selecionou aqueles casos, dentre os que havia estudado, onde a evidência de reencarnação era mais forte. Publicou também o Livro Where the Reincarnation and Biology Intersect com foco mais aprofundado na questão das marcas de nascença.


Esses casos de lembranças de vidas passadas por crianças normalmente se iniciam assim que a criança começa a falar entre 2 e 4 anos de idade e é comum que comecem a cessar a partir dos 7 anos, mas em alguns casos permanecem por toda a vida. Nesse fenômeno a criança cita fatos, pessoas, lugares e outros dados referentes à sua vida anterior da qual jamais ouvira falar por alguém na vida atual. A maioria das lembranças (58%) são de vidas que terminaram de forma trágica e/ou violenta e é bastante comum, mas não uma regra, que o período entre a morte na vida anterior e o nascimento na vida atual seja curto variando de meses até poucos anos. Em todos os casos são adotadas precauções para certificar-se da ausência de fraude ou qualquer tipo de influência que leve a criança ou adulto a mentir ou adulterar os fatos. Existe ainda casos onde a evidência de reencarnação se torna ainda mais patente, são os casos onde existem correspondência de marcas de nascença com lesões que levaram a personalidade na vida anterior a morrer como, por exemplo, uma marca ou cicatriz no local onde se levou um tiro na vida anterior. Para reforçar essa evidência, das marcas de nascença e lembranças, existem os chamados casos completos onde se pode encontrar referências sobre a vida anterior através de parentes, conhecidos e documentos permitindo um paralelo entre as lembranças da criança com os fatos da vida da personalidade já falecida. Existem também os casos incompletos que são casos onde as informações sobre a personalidade da vida anterior não são encontradas.


No Brasil o Dr. Hernani Guimarães Andrade também realizou pesquisas seguindo o método adotado pelo Dr. Stevenson e publicou o livro Reencarnação no Brasil contendo casos de crianças com memórias de vidas passadas que aconteceram no país. Dr. Hernani manteve um bom relacionamento com o Dr. Stevenson que inclusive veio ao Brasil conhecer alguns casos que lhe foram relatados pelo seu amigo brasileiro.


Tanto o Dr. Stevenson como o Dr. Hernani jamais fecharam a questão sobre os casos de memórias de vidas passadas que estudaram, sempre fizeram questão de deixar os casos abertos a novas interpretações e explicações que a Ciência pudesse lhes dar mantendo assim a postura de investigadores sérios. Para os dois pesquisadores entre algumas possíveis explicações, além da reencarnação, para os citados casos estão:
· Percepção extra-sensorial (não explica as marcas de nascença);
·  Possessão espiritual (não explica as marcas de nascença nem desmente a possibilidade de reencarnação);
·   Criptomnésia da mãe que passaria ao filho (não explica as marcas de nascença e não conta nos casos em que a mãe desconhece completamente a personalidade lembrada);


Como pudemos ver, embora as explicações possíveis possam explicar alguns casos isolados, de um modo geral a reencarnação ainda é a melhor explicação, pois responde a imensa maioria dos casos. Seguindo essa linha de pesquisa podemos ainda citar os trabalhos do Dr. H. N. Banerjee e da pesquisadora Carol Bowman que também possuem publicações sobre casos de lembranças de vidas passadas, especialmente em crianças.


Outra linha de pesquisa que aponta fortemente para a evidência de reencarnação é a questão da TRVP ou Terapia Regressiva de Vidas Passadas. Um dos principais expoentes das pesquisas sobre TRVP é o Dr. Brian Weiss, psiquiatra, professor e presidente emérito do Departamento de Psiquiatria da Mount Sinai Medical Center, em Miami. Os primeiros casos do Dr. Weiss aconteceram por acaso, ele fazia uso da hipnose como terapia para ajudar seus pacientes a se libertarem de traumas acumulados durante a vida e que os atrapalhavam a viver bem. Em um desses casos, narrado no livro Muitas Vidas, Muitos Mestres o Dr. Weiss se depara com um fenômeno inesperado, ele estava tendo dificuldades com uma paciente para encontrar o evento causador de seu trauma, já a tinha feito regredir até sua mais tenra infância, mas os resultados eram pífios até que pediu que ela se voltasse ao evento onde havia se gerado aquele trauma e ela passou a narrar uma outra vida, em outro lugar e em outras circunstâncias e para seu espanto a melhora de sua paciente foi absurda após esse fato. Dr. Weiss aina relutou bastante antes de revelar suas experiências com medo de perder o status que havia conseguido de cientista sério e materialista. No referido livro do autor existem muito mais detalhes sobre esse caso e os aprendizados que ele teve, ressaltando que nem o livro nem o autor são espíritas, assim como também o Dr. Stevenson, o Dr. Banerjee e a senhora Carol Bowman.


Atualmente diversos profissionais fazem uso do método da TRVP no mundo, mas a Doutrina Espírita encara com prudência a aplicação dessa terapêutica que deve ser indicada e aplicada apenas por um profissional especializado e com fins sérios, nunca por mera curiosidade.


A TRVP ainda possui muitos pontos a serem aprofundados e a Ciência oficial ainda está bastante longe de reconhecer-lhe a veracidade, embora a eficácia da técnica como terapia seja bastante relevante.


Com base em tudo que foi exposto podemos entender que, embora a Ciência oficial ainda rejeite qualquer idéia de que a vida não acaba com a morte do corpo e, consequentemente, que podemos retornar a Terra em outros corpos, existem fortes evidências estudadas por cientistas de renome mundial de que sim, nós vivemos após a morte do corpo carnal e podemos voltar ao planeta vestindo um novo corpo para prossegurimos nossa evolução. Assim amigos encerramos a primeira parte do artigo sobre reencarnação esperando que tenhamos nos feito entender quanto ao aspecto científico da reencarnação e nos colocando à disposição para esclarecer qualquer dúvida que esteja dentro da nossa capacidade limitada. Nosso próximo post será a continuação do tema reencarnação, mas dessa vez explicando como a reencarnação é explicada sob a ótica do espiritismo. Gostaria de deixar aqui a indicação de leitura da obra do Dr. Décio Iandoli Jr., citada nas referências, que serviu de base para grande parte deste artigo e que irá enriquecer e muito a todos que tenham o interesse de lê-la e que queiram aprofundar o assunto. Até o próximo encontro, um grande abraço e que Deus abençoe e proteja sempre a todos nós. Assim seja!


Referência: 
1. Iandoli Jr. Decio, A reencarnação como lei biológica. FE. São Paulo, 2005. Ed. 2.
(A obra foi usada em quase todo o texto através de dados e informações, daí o fato de não a tê-la citado em pontos específicos).

Bibliografia Recomendada:
1. Reincarnation and Biology - Ian Stevenson.
2. Where the Reincarnation and Biology Intersect - Ian Stevenson.
3. 20 Casos Sugestivos de Reencarnação - Ian Stevenson.
4. A Reencarnação como Lei Biológica - Décio Iandoli Jr.
5. Reencarnação no Brasil - Hernani Guimarães Andrade.
6. Muitas Vidas, Muitos Mestres - Brian Weiss.
7. Crianças e suas Vidas Passadas - Carol Bowman.
8. Vida Pretérita e Futura - H. N. Banerjee.

Palavras-chave: reencarnação, espiritismo, lei biológica, Ian Stevenson, Decio Iandoli Jr., Hernani Guimarães Andrade, Banerjee, Carol Bowman, Brian Weiss, terapia de vidas passadas, regressão, ciência, marcas de nacsença, lembranças de vidas passadas.