domingo, 13 de dezembro de 2009

O Natal Para o Espírita

Nascimento de Jesus.














O Natal para o Espiritismo tem um significado muito especial. Não vemos o Natal como uma data comercial, nem apenas como o nascimento de Jesus, vemos o Natal como uma época de reflexão e renovação, onde o clima de fraternidade e alegria pode animar a todos a começarem um novo ano com mais consciência de si mesmos e com mais amor ao seu redor.
Que época linda para refletir, que momento sublime para nos perguntarmos onde está Jesus em nossas vidas. Será que ele já nasceu em nós? Ou será que preferimos em seu lugar o Papai Noel de alegrias passageiras e de presentes perecíveis?
Jesus é o nosso modelo e guia, que nessa data pensemos no esforço que fez para vir à Terra espalhar sua Boa Nova de amor e fraternidade e que pensemos sobre qual o uso que estamos fazendo dos ensinamentos que Jesus nos trouxe a mais de dois mil anos.
Que no Natal nasça também em nós esse sentimento de amor ao próximo e a nós mesmos, que estejamos dispostos a sermos mais fraternos e verdadeiros amigos e que comemoremos todos os dias do ano o Natal das lições de Jesus em nossos corações.
Desde já desejo a todos um Natal muito feliz, repleto de união e reflexões que venham sempre a engrandecer cada um como pessoa, espírito e filhos de Deus.

sábado, 28 de novembro de 2009

Fim do Mundo ou "Fim da Picada"?

Tsunami ou onda gigante.Criança morrendo de fome.
























O ser humano sempre teve um gosto pelo maravilhoso e nada poderia ser mais maravilhoso aos seus olhos que ver o mundo acabar.
Atualmente vê-se em todo lugar comentários sobre o fim do mundo que aconteceria no ano de 2012 porque seria uma profecia maia e etc. Essa onda de medo ganhou força, também, graças ao cinema americano que, como quase sempre, presta um desfavor à humanidade buscando sempre ganhar dinheiro em cima da alienação e do medo das massas.
Para o espírita essa data não tem nada de especial, primeiramente porque o futuro só a Deus pertence e em segundo lugar porque Deus só o revela ao homem raramente e se houver um motivo MUITO útil.
O fim do mundo, como pregam alguns, inclusive religiosos, é um contrasenso e uma ofensa à sabedoria de Deus. Se Deus tivesse que destruir o mundo para se livrar dos maus seria uma prova de falta de sabedoria e não agiria melhor que o pai que não põe limite nos filhos e depois tem de livrar-se deles por não saber mais o que fazer.
Somos herdeiros de nós mesmos e por isso Deus não pouparia o homem de viver junto às consequências de seus próprios atos assim como o bom pai não poupa ao filho as lições que lhe sirvam de aprendizado e crescimento.
Antes de nos preocuparmos com o fim do mundo deveríamos nos preocupar com a situação em que estamos moral e fisicamente e que podemos denominar de o "fim da picada". Em um mundo onde as pessoas se destroem, roubam, mentem, se drogam, se iludem, abusam da natureza por dinheiro que muitas vezes já lhes sobra, é dificil ver cenário mais apocalíptico que esse e é por isso que os espíritos nos dizem que o que chamam de "fim dos tempos" é realmente o fim de tempos de barbárie, insesatez e egoísmo e da onde nascerá um novo tempo em que a Lei de Deus é que imperará na Terra, onde o ser humano terá consciência de si como espírito imortal e como irmão de todos e filho de Deus. Mas engana-se quem esperar que esse tempo chegue apenas sentado como aquele que espera o fim do mundo, essa mudança tem que partir de cada um porque só assim se muda o coletivo. A natureza não dá saltos e muito menos nos tornaremos santos de um dia para o outro, mas devemos imediatamente começarmos a nos conscientizar, a sermos mais fraternos e humanos e assim veremos o fim do fim do mundo e o fim do "fim da picada".

Um grande abraço e que Jesus abençoe a todos vocês.

domingo, 1 de novembro de 2009

O Dia de Finados

Cemitério.

321 – O dia da comemoração dos mortos tem alguma coisa de mais solene para os Espíritos? Eles se preparam para vir visitar os que irão orar sobre seus despojos?
“Os Espíritos atendem ao apelo do pensamento, nesse dia como nos outros dias.”

323 – A visita ao túmulo dá mais satisfação ao Espírito do que uma prece feita em sua intenção?
“A visita ao túmulo é um modo de manifestar que se pensa no Espírito ausente: é a imagem. Já vos disse: é aprece que santifica o ato de lembrar; pouco importa o lugar, se ela é ditada pelo coração.”

(Allan Kardec - O Livro dos Espíritos)

Conforme as respostas dadas a Allan Kardec pelos Espíritos Superiores, podemos entender que não é o ato de irmos ao cemitério visitar os despojos carnais de nossos parentes desencarnados que os faz felizes, mas o pensamento, a lembrança que deles guardamos, e que culturalmente nesse dia nos faz lembrarmos deles ainda mais, é que os regozija.

Uma prece de coração, independente do lugar e horário, tem sobre os Espíritos o mesmo efeito salutar, pois mostra-lhes que ainda pensamos neles com carinho e amor e que lhes desejamos muita paz.

Que ninguém se sinta impedido de ir ao cemitério visitar os despojos carnais de alguém que ama, mas que saiba que mais que qualquer ato exterior o importante é o pensamento e esse não precisa de lugar específico nem dia para se manifestar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Espiritismo e o Aborto

Mulher grávida.

Em O Livros dos Espíritos na pergunta número 358 encontramos a seguinte questão:
Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
“Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, são realizados no mundo, no período de um ano, cerca de 46 milhões de abortos. O número assusta e assusta também a barbárie desse ato que fere a Lei Divina e gera graves repercussões para os envolvidos.
A Doutrina Espírita nos mostra que aquele ser que se prepara para vir ao mundo em um corpo de bebê, já é um espírito milenar com toda uma história e que tem a necessidade de nascer para dar continuidade à sua caminhada evolutiva. Aquele que comete o aborto, ou que de algum modo concorre para sua execução, impede esse espírito de nascer e assim retarda sua oportunidade de evolução sem contar que o ato infeliz poder trazer inúmeras conseqüências físicas e espirituais para os envolvidos.
O único caso em que é permitida a realização do aborto é o caso em que a gravidez leva risco à vida da mãe e nesse caso preferível é que se mantenha a vida que já existe. Fora essa situação o Espiritismo é completamente contra o aborto.
Por seu caráter eminentemente consolador, a Doutrina Espírita também nos ensina que sempre é tempo de recomeçar e que aqueles que cometeram tal ato podem sim, ainda nesta vida, repará-lo através do amor seja como for contanto que seja movido pela sinceridade e pelo desinteresse.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Despertai

Neste amanhecer de novas luzes quando o planeta, em sombras, estertora, a voz de além-túmulo vara distâncias para dizer às criaturas humanas: tende tento!

Despertai, em definitivo para o bem enquanto o tempo urge.

Saí da anestesia da ilusão para os patamares da consciência lúcida.

Até aqui, transitastes por caminhos que ficaram assinalados pelos erros, pelos desvios de conduta, pelos compromissos negativos.

Reabilitai-vos, nesta alvorada, que debilmente vai rompendo a noite.

Estais chamados pelos mensageiros do Senhor para o banquete nupcial; Cuidai da vossa indumentária mental, dos vossos hábitos morais porque não fugireis da própria consciência, que vos permitirá a apresentação no momento azado.

Rogaste aos céus que vos mandasse mensageiros de luz e a Terra recebeu estrelas de imarcescível beleza.

Suplicastes a revelação libertadora e Jesus deu-vos o Consolador.

Errastes muito e anelastes pelas oportunidades de reparar, de auto-iluminar-vos e, renteais com a dor bendizei-a, filhos da alma, deixai de recalcitrar contra o aguilhão, baixai a cerviz enquanto é tempo.

Conscientizai-vos de que Jesus vos espera, desde há muito e este é o vosso momento.

Dizeis muitas vezes que Jesus está longe, na Glória Estelar, e não podeis seguí-lo, cobrindo-lhe as pegadas da Galiléia. Mas Ele mandou-vos intermediários, semelhantes a vós, que palmilharam as mesmas sendas de espinhos e pedregulhos e alcançaram as estrelas.

Erguei-vos, transformando vossas queixas em hinos de gratidão e os vossos lamentos em poemas de alegria.

Não vos permitais errar outra vez; Comprometer-vos, porque, talvez, não haja tempo hábil para novas recuperações.

Os céus descem à Terra.

Nós vos abraçamos para que subais conosco, o monte da sublimação evangélica, e alcanceis as Alturas.

Não vos amendronteis. Não desistais. Só há uma alternativa - avançar.

Vinde, pois, filhos da alma, Jesus vos espera!

Envolvendo-vos na claridade libertadora do Evangelho, abraça-vos o servidor paternal e humílimo de sempre, Bezerra.

Muita paz meus filhos.


Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco ao final da Conferência Pública proferida no Grupo Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, na noite de 8 de agosto de 2002.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ponto de vista

Caminho nas montanhas.
Diversas situações costumam nos atingir durante o dia e por vezes nos achamos como que sem chão, sem destino, sem saída. Certo que algumas dessas situações são realmente graves, mas estaremos mesmo sem saída ou apenas olhando a situação de um ponto de vista errado? O que vemos as vezes como um grande obstáculo pode não passar apenas de um meio de crescermos ou de olharmos as coisas com outros olhos de modo a enxergarmos as coisas como realmente são. Kardec nos dá um exemplo disso quando disse que por diversas vezes em situações difíceis se colocava no ponto de vista de espírito imortal e com isso aquela situação parecia, para ele, como menos que um cisco no rastro da eternidade em que vivemos. Mas como é esse ponto de vista de espírito?
É olhar as coisas terrenas como passageiras e necessárias à nossa evolução, é olhar nossos erros como aprendizados que podem e serão reparados, é olhar nossos acertos como pequenos passos que damos rumo ao nosso destino que é a felicidade, é, enfim, vermos que nossos problemas não são nada para quem já viveu muito e viverá por toda a eternidade com a felicidade infinita que nos concede Deus nosso Pai.
Se colocar no ponto de vista certo é ver em vez de problemas desafios, é estar no alto de uma montanha e ver que aquele obstáculo no caminho não é nada em relação à estrada que já percorremos, que percorreremos e à paisagem em nossa volta.
Deus é esse Pai que se encontra no alto da montanha e que quando nos ver querendo fraquejar ante os obstáculos no caminho nos diz "vai meu filho, segue adiante, o caminho é longo, mas também é belo, não vale a pena parar e perder o que já andou nem o que há no porvir apenas por um obstáculo passageiro, use-o para subir e ver a paisagem como poucos a veem e assim conseguirá antever, mesmo que num relance, todas as maravilhas que o caminho guarda para você".



Um forte abraço a todos, que Jesus nos proteja e abençoe e que Deus, nosso Pai, nos fortaleça sempre ante esses problemas para que eles se transformem em plataformas para voos mais altos.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Rádio Fraternidade


A Doutrina Espírita ganha mais uma força para expor seus postulados e espalhar suas consolações com base no evangelho do nosso Mestre o Cristo Jesus. É a Rádio Fraternidade que traz uma programação de altíssimo nível e que leva informação, diversão e qualidade ao mundo todo através da internet. São 24hrs de programação espírita levando a mensagem do bem buscando a construção de um mundo melhor.

O site da Rádio Fraternidade é:
www.radiofraternidade.com.br

Acesse, divulgue e opine, com a sua participação quem ganha é o Espiritismo e todos os que são banhados por suas consolações direta ou indiretamente.

Que Jesus nos abençoe nesta páscoa e que nós possamos nos esforçar um pouco mais para compreendermos melhor este amigo ainda tão incompreendido por nós, fiquem com a proteção de Deus e a paz de Jesus, que assim seja!

Abraço!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Comunicado

O Blog 3ª Revelação vem informar que os textos agora serão mensais iniciando em 1º de Abril.
Isso ajudará a melhorar a qualidade das postagens e dará tempo para os comentários dos frequentadores.

Um abraço a todos e que Jesus os abençoe!

quinta-feira, 12 de março de 2009

O Amigo Oculto


O AMIGO OCULTO

“Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.” — (LUCAS, capítulo 24, versículo 16.)

Os discípulos, a caminho de Emaús, comentavam, amargurados, os acontecimentos terríveis do Calvário.
Permaneciam sob a tormenta da angústia. A dúvida penetrava-lhes a alma, levando-os ao abatimento, à negação.
Um homem desconhecido, porém, alcançou-os na estrada. Oferecia o aspecto de mísero peregrino. Sem identificar-se, esclareceu as verdades da Escritura, exaltou a cruz e o sofrimento.
Ambos os companheiros, que se haviam emaranhado no cipoal de contradições ingratas, experimentaram agradável bem-estar, ouvindo a argumentação confortadora.
Somente ao termo da viagem, em se sentindo fortalecidos no tépido ambiente da hospedaria, perceberam que o desconhecido era o Mestre.
Ainda existem aprendizes na “estrada simbólica de Emaús”, todos os dias. Atingem o Evangelho e espantam-se em face dos sacrifícios necessários àeterna iluminação espiritual. Não entendem o ambiente divino da cruz e procuram “paisagens mentais” distantes... Entretanto, chega sempre um desconhecido que caminha ao lado dos que vacilam e fogem. Tem a forma de um viandante incompreendido, de um companheiro inesperado, de um velho generoso, de uma criança tímida. Sua voz é diferente das outras, seus esclarecimentos mais firmes, seus apelos mais doces.
Quem partilha, por um momento, do banquete da cruz, jamais poderá olvidá-la. Muitas vezes, partirá mundo a fora, demorando-se nos trilhos escuros; no entanto, minuto virá em que Jesus, de maneira imprevista, busca esses viajores transviados e não os desampara enquanto não os contempla, seguros e livres, na hospedaria da confiança.

Fonte: Caminho, Verdade e Vida, pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
____________________________________________________________

Texto magnífico de Emmanuel que nos vem lembrar da responsabilidade de sermos divulgadores do evangelho de Jesus, evangelho que leva amor, consolo e esperança aonde chega. Não pensemos nunca em parar, pois alguém necessita do nosso gesto, da nossa atitude de sermos instrumentos de Deus na Terra para espalhar o consolo a todos que necessitem.
Trabalhemos, trabalhemos e trabalhemos e se um dia nos acharmos cansados da luta lembremos que temos um Amigo oculto que nos acompanha e ampara em todos os instantes da vida, seu nome é Jesus e ele só nos pede que prossigamos porque ele estará conosco em qualquer momento, lugar e situação.

Um abraço e muita paz a todos, fiquem com Deus e nosso divino amigo oculto, Jesus!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Que Pedes?




QUE PEDES?

"Louco, esta noite te pedirão a tua alma." - Jesus. (LUCAS, 12:20.)
Que pedes à vida, amigo?
Os ambiciosos reclamam reservas de milhões.
Os egoístas exigem todas as satisfações para si somente.
Os arbitrários solicitam atenção exclusiva aos caprichos que lhes são próprios.
Os vaidosos reclamam louvores.
Os invejosos exigem compensações que lhes não cabem.
Os despeitados solicitam considerações indébitas.
Os ociosos pedem prosperidade sem esforço. Os tolos reclamam divertimentos
sem preocupação de serviço.
Os revoltados reclamam direitos sem deveres. Os extravagantes exigem saúde
sem cuidados.
Os impacientes aguardam realizações sem bases.
Os insaciáveis pedem todos os bens, olvidando as necessidades dos outros.
Essencialmente considerando, porém, tudo isto é verdadeira loucura, tudo fantasia
do coração que se atirou exclusivamente à posse efêmera das coisas mutáveis.
Vigia, assim, cautelosamente, o plano de teus desejos.
Que pedes à vida?
Não te esqueças de que, talvez nesta noite, pedirá o Senhor a tua alma.

Fonte: Vinha de Luz pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
__________________________________________________

Válida reflexão, o que queremos da vida? Será que ela se resume apenas no ter em detrimento do ser?
As verdadeiras posses são aquelas que levamos conosco para a viagem além da morte física, são nossas qualidades que nos iluminam por dentro e que irradiam ao redor iluminando também àqueles que estão próximos de nós.
Fazei como disse Jesus e não procureis juntar tesouros na Terra onde a traça come e os ladrões roubam, mas juntai tesouros no céu onde nem a traça nem os ladrões podem tirar de você porque estão em você.

Votos de um ótimo fim de semana a todos, fiquem na paz de Jesus!

quarta-feira, 4 de março de 2009

TV CEI a primeira webtv espírita.

tv, cei, espiritismo, doutrina, espirita


Já existe uma webtv espírita online 24h por dia, é a TVCEI.
O que é uma webtv?
É uma tv que passa na internet gratuíta e de fácil acesso à todos.

Qual o conteúdo da TV CEI?
A TVCEI conta com uma programação pautada nos ensinos da Doutrina Espírita baseada em palestras, seminários, entrevistas e programas com conteúdo espírita 24 horas por dia para todas as idades.

Onde acessar a TVCEI?
Ela pode ser acessada no site www.tvcei.com ou diretamente no link para o canal 1 http://www.tvcei.com/vd/home/player.php?canal=1.


Paz à todos e fiquem com Deus!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dicas de livros para estudo



Quero deixar aqui dicas de livros para estudo e para conhecimento da Doutrina Espírita.


Comecemos com as obras básicas, lá estão as bases da Doutrina e é lá que devemos buscar um esclarecimento claro e seguro sobre qualquer ponto e sabermos o que diz o Espiritismo sobre ele. As obras básicas, também chamadas de codificação, foram escritas por Allan Kardec, um francês que foi aluno do notável pedagogo Pestalozzi . As obras básicas são:
  1. O Livro dos Espíritos;
  2. O Livro dos Médiuns;
  3. O Evangelho segundo o Espiritismo;
  4. O Céu e o Inferno;
  5. A Gênese.
Indico que iniciem pelo Livro dos Espíritos que é feito de perguntas e respostas com mais de 1000 perguntas, mas podem ler também o Evangelho Segundo o Espiritismo ao mesmo tempo já que trata da parte moral da Doutrina. Após esses podem adentrar pelo estudo do Céu e Inferno que mostra a Justiça Divina segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns que trata da mediunidade e das manifestações espirituais. Por último deixe a Gênese já que se trata de um livro mais científico e de linguagem mais difícil. Existe também um livreto lançado por Kardec que se chama "O que é o Espiritismo" que traz vários assuntos para pessoas que desejam ter uma idéia básica sobre o que trata a Doutrina Espírita.

Após o estudo desses livros a pessoa terá mais subsídios para ler e entender outros livros espíritas que não fazem parte da codificação. Dentre eles indico a coleção André Luiz que trata do mundo espiritual e como se dá a sua relação conosco, essa coleção foi psicografada por Chico Xavier e é muito boa.

Deixo também a dica de procurarem um centro espírita caso tenham realmente interesse de se aprofundarem no conhecimento da Doutrina Espírita, o estudo sozinho ajuda, mas nunca é igual estudar em grupo com pessoas mais experientes e aptas à esclarecer as dúvidas. Mesmo nas palestras públicas é possível adquirir conhecimento sobre o Espiritismo e as respostas que ele tem para a vida.


Um enorme abraço e muita paz a todos!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Prece de Cáritas


Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.

Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.

Assim Seja.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Amai-vos e instruí-vos

espiritismo, doutrina, espirita, transição
Em tempos de transição onde a humanidade anda sem noção do caminho que toma, onde as pessoas vivem por si mesmas, mas fora de si como autômatos que vivem apenas o hoje sem a certeza do amanhã, como se o que fazemos agora não tenha consequências para nós e para os outros. É nessa hora que os espíritas devem dar o exemplo de fé e de ação, tomar como lema que o exemplo arrasta multidões. Comecemos a mudar o mundo por nós mesmos. Me entristece ver algumas vezes pelejas onde se debate puerilidades e por isso se geram inimizades, quando deveríamos buscar nos entender compreendendo o ponto de vista e o direito de pensar do nosso próximo. Busquemos no Evangelho de Jesus a inspiração para nossas relações interpessoais e na Doutrina Espírita o esclarecimento sobre as consequências dos nossos atos e os fundamentos da fé no futuro, na bondade intrínseca ao ser humano e na bondade infinita de Deus para todos os seus filhos sem distinção. Que possamos ser sal da terra e luz do mundo como nos mandou Jesus para guiarmos nossos irmãos desavisados com o poder do nosso exemplo.


Paz a todos e fiquem com as bençãos de Jesus.